Sobre as orações diárias

Índice

No início do dia as orações são baseadas nas Laudes da Liturgia das Horas, pois eu utilizo o hino, a antífona do cântico evangélico, o próprio cântico evangélico e a oração final das Laudes do dia. Isso não é a mesma coisa que rezar as Laudes, por isso são orações baseadas nelas.

No fim do dia as orações são a oração das Vésperas, integralmente.

Nos dias em que há alguma memória obrigatória de algum santo, alguns elementos das Laudes e das Vésperas não são os do dia, mas os próprios do santo em questão. Nas Laudes quase sempre a oração é própria do santo, e às vezes, o hino e a antífona do cântico evangélico, então eu utilizo o que for do próprio do santo, e o que não for, do dia da semana. Isso vale também para as Vésperas.

Quando é uma solenidade ou uma festa, quase sempre tudo é próprio da solenidade ou da festa, e aí as Laudes são baseadas nas Laudes da solenidade ou da festa em questão, e as Vésperas são as da solenidade ou da festa.

Eu publico elas no Youtube e no PeerTube (no servidor do Fediverse TV).


Se você quiser saber mais sobre a Liturgia das Horas, tem um artigo na Wikipedia muito bom. Caso você não queira depender de mim para rezar junto, você pode comprar o livro da Liturgia das Horas, que na verdade são quatro livros e todos são caros, mas há também a versão abreviada (que continua se chamando "breviário" como era antigamente) que é caro também, mas pelo menos é um só. Esse é o livro que eu uso, e se você for comprar esse, sugiro que dê uma olhada no ano da edição e procure comprar a mais recente possível (o meu é de 1994 e falta um monte de memórias dos santos).

O que falta no livro eu consulto no app iLiturgia, que quando eu baixei era de graça, mas acho que agora é pago. Quando eu baixei, era um app de oração meio obscuro, mas agora ele tem a chancela da CNBB. É mais barato que os livros em todo caso, e acho que tem tudo o que está na versão impressa.


Eu tenho uma ligação afetiva com essas orações por causa da minha adolescência, e voltei a rezá-las em uma fase crítica da minha vida, um período no qual elas foram um instrumento de Deus fundamental para manter a minha fé e, em determinados momentos, a minha sanidade mental também.

Eu vinha rezando essas orações com uma má vontade enorme, aí sugeri para um coordenador da paróquia da região onde eu moro organizar, pelo menos alguns dias, um momento de oração da Liturgia das Horas na comunidade próxima da minha casa, como uma estratégia contra aquela má vontade (sem mencionar que era uma estratégia, no entanto), mas ele não comprou a ideia. Então eu decidi tentar disponibilizar essas orações na internet tanto como uma estratégia alternativa, quanto na expectativa de que sejam úteis para alguém rezar também enquanto estivesse vagando pela Internet (embora eu sugira que além disso você acompanhe a vida de oração da paróquia na região onde você mora).